• 20

    Out

    2022

20 de Outubro - dia nacional da Paralisia Cerebral

A data, dia 20 de outubro, celebrou-se pela primeira vez em Portugal em 2013, e foi criada oficialmente por decreto-lei em 2014, com o nome de Dia Nacional da Paralisia Cerebral.

Esta data visa desmistificar preconceitos relacionados com a paralisia cerebral (PC) e mostrar à comunidade os problemas e desafios que as pessoas com PC e suas famílias vivenciam.

A PC é a doença motora mais frequente nas crianças e assume diferentes tipos de gravidade de pessoa para pessoa. Em cada 1000 crianças que nascem, 2 podem sofrer de PC. Essa perturbação que acontece em função de uma lesão no cérebro que ocorre em período precoce do desenvolvimento.

Há em Portugal o Programa de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral que regista desde 2006 os casos de paralisia cerebral ocorridos em crianças nascidas no século XXI. Tem a finalidade de obter indicadores que forneçam evidência científica robusta que contribua à melhor satisfação das necessidades de saúde, educação e apoio social das pessoas que vivem com paralisia cerebral, identificar oportunidades de prevenção e dar visibilidade e voz às pessoas que vivem com paralisia cerebral.

Partilhar


  • Rua 25 de Abril, Nº 9
    Santa Marta de Portuzelo
    4925-010 Viana do Castelo

Sobre nós


NIF: 516 121 332
A APCVC é uma Instituição particular de solidariedade social, sem fins lucrativos, cuja missão é dar resposta às necessidades da pessoa com paralisia cerebral e situações neurológicas afins do distrito de Viana do Castelo.

APCVC a reabilitação como marca de qualidade.

Redes Sociais
© 2024 Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo - Todos os direitos reservados